CABO VERDE A CRESCER

Segundo o INE, o PIB cabo-verdiano passou de 3,1% no último trimestre de 2015 para 5,8% nos primeiros três meses deste ano, numa variação positiva de 2,7%, naquele que é o valor mais elevado dos últimos 9 trimestres.
No primeiro trimestre do ano passado, o PIB era de 1,9%, o quinto valor mais elevado em nove trimestres, depois do primeiro trimestre de 2014 (4,7%) e do quarto do mesmo ano (2,1%).

Esta é a segunda informação de grande relevância comunicada pelo INE nos últimos tempos, depois de em Maio informarem que a taxa de desemprego em Cabo Verde baixou de 15,8% em 2014 para 12,4% em 2015, apresentando uma redução de 3,4% entre 2014 e 2015. Uma redução que se verificou pelo 4º ano consecutivo e que leva a taxa de desemprego para valores próximos dos registados antes dos efeitos da crise internacional se fazerem sentir no nosso arquipélago.

Estes resultados foram obtidos durante o mandato do Governo anterior e são uma clara demonstração de que a “tormenta” levantada pelos mercados internacionais foi ultrapassada com sucesso e com a ajuda de todos os cabo-verdianos. Agora, cabe ao novo Governo criar condições para que o crescimento trazido dos últimos trimestres possa continuar.

Deixe um comentário