A LUTA PELO “POLEIRO” AUTÁRQUICO

De acordo com o noticiado, as eleições autárquicas serão realizadas em Setembro. Apesar de estarmos a cerca de quatro meses do acto eleitoral, as movimentações partidárias já começam a sentir-se de forma intensa.

Analisemos o caso da capital. Nas últimas semanas as “bicadas” entre Alberto Melo “Beta” e Óscar Santos têm sido notórias na luta pelo “poleiro” autárquico mais apetecível do país. Para além destes, não devemos esquecer o ex-presidente do MpD, Agostinho Lopes e o empresário Paulo Veiga que também são apontados como putativos candidatos. Do lado do PAICV os nomes que se perfilam como eventuais candidatáveis são os de Cristina Fontes Lima, Antero Veiga, Mário Lúcio de Sousa, Amílcar de Sousa e Gil Barbosa.

As sondagens favoráveis aos candidatos e restantes acções de pré-campanha “encapotadas” continuaram a sair dos capoeiros de apoio como ovos frescos. Felizmente, não há mal que sempre dure e a comissão política concelhia do MpD decidiu acabar com o circo em torno dos “candidatos a candidatos” na Praia, suspendendo a campanha.

Mas se na capital as múltiplas candidaturas dos mais diversos quadrantes são naturais, o mesmo não se pode dizer de outras cidades. No caso do MpD os pré-candidatos já são mais de 40. Destaque para Santa Cruz e São Domingos com 5 pré-candidatos ventoinhas em cada uma das cidades.

No PAICV as coisas parecem estar mais tranquilas e tudo leva a crer que a maior parte dos nomes anunciados sejam de facto os apoiados pelo partido.

O que me parece claro é que o facto de o Governo ser do MpD, tem influenciado o aparecimento de muitos candidatos ventoinhas. A “sede” pelo poder é enorme nesta fase e até tem levado a momentos onde os candidatos se esquecem que estão a disputar uma eleição dentro do próprio partido, onde o respeito e camaradagem deveria imperar sobre as lutas pelo poder interno.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s